18 Fevereiro 2022

A Academia Amnistia começa 2022 com uma oferta formativa abrangente e inovadora, disponível em formato online e misto, consoante o curso escolhido. Numa altura em que o conhecimento de direitos humanos é cada vez mais urgente e valorizado, a Academia avança com o ensino de temáticas que promovem uma maior consciencialização, perceção crítica e participação cívica e ativa, destinada a docentes e outros profissionais de educação, mas também a quem possa encontrar nela mais-valias para o seu trabalho. É uma oportunidade dinâmica, inspiradora e que oferece ferramentas fundamentais para o trabalho na área da Educação para os Direitos Humanos.

Com data de início marcada para 7 de março, está a quarta edição do curso Educar para os Direitos Humanos, que aborda os princípios da educação para os direitos humanos e as suas ligações com a educação não formal. Após três edições bem-sucedidas, o curso contará pela primeira vez com formadores externos e será mais extenso, com maior número de sessões e conteúdos partilhados. Em horário pós-laboral, das 18h30 às 20h00, as sessões serão lecionadas em formato e-learning entre 7 de março e 22 de abril, às terças e quintas-feiras. Uma vez concluído com sucesso, será emitido um Certificado de Formação Profissional, pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa. A formação aguarda acreditação também por parte do Conselho Cientifico-Pedagógico de Formação Contínua de docentes (CCPFC). As inscrições estão abertas até dia 3 de março.

“Fez-me quebrar os meus próprios conceitos, tentar ver pelos olhos do outro, e – mais uma vez e sobretudo – perceber que defender e educar para os Direitos Humanos precisa de trabalho, conhecimento, estrutura, método” – afirma um participante em anterior edição do curso “Educar para os Direitos Humanos”.

“Fez-me […] perceber que defender e educar para os Direitos Humanos precisa de trabalho, conhecimento, estrutura, método”

Participante em edição anterior

Além das reedições de cursos com grande êxito, a Academia traz novos cursos como o Direitos humanos em Cidadania e Desenvolvimento, que será realizado pela primeira vez, de 27 de junho a 17 de julho, em formato b-learning. Pensado sobretudo para os docentes e profissionais de educação que trabalhem com as temáticas de desenvolvimento, estratégia e cidadania, a Academia encoraja mesmo a participação de mais do que uma pessoa da mesma escola ou agrupamento neste curso de 40h, de forma a maximizar o seu impacto. Este curso tem ainda previstas duas sessões síncronas online e duas presenciais em Lisboa.

“A oferta formativa da Academia está focada em dar resposta à crescente procura de todas as pessoas que querem reforçar as suas competências sobre a promoção, educação e proteção de direitos humanos, e utilizar estas competências nas suas vidas profissionais ou pessoais. As temáticas são exploradas de forma dinâmica, participativa e inovadora, permitindo também ao grupo refletir sobre a importância de educar sobre, para e através dos direitos humanos”, refere Matia Losego, diretor de Juventude e Educação para os Direitos Humanos da Amnistia Internacional – Portugal.

“A oferta formativa da Academia está focada em dar resposta à crescente procura de todas as pessoas que querem reforçar as suas competências sobre a promoção, educação e proteção de direitos humanos, e utilizar estas competências nas suas vidas profissionais ou pessoais”

Matia Losego

Todas as informações dos cursos, como o horário, conteúdos, custos e certificação, estão disponíveis no site da Academia Amnistia. A Academia disponibiliza ainda cursos mais curtos e gratuitos, que podem ser feitos por qualquer pessoa, de forma autónoma e ao ritmo de cada um. A variedade de temas serve diferentes interesses e objetivos, e inclui Educação para os Direitos Humanos na Escola, Introdução à Amnistia Internacional, Segurança digital, um Breve Guia à Maratona de Cartas, entre outros.

Para qualquer dúvida ou informação adicional, é possível contactar a equipa da Amnistia Internacional através do email [email protected] ou do contacto telefónico 935 210 188.

Artigos Relacionados