3 Janeiro 2020

Para perspetivarmos o futuro é preciso conhecer o passado. Prestes a virar mais uma década, lembramos as lutas que enfrentámos nos últimos anos, desde as revoltas em todo o mundo árabe e a ascensão dos movimentos de protesto globais até ao ressurgimento de políticas baseadas no ódio e às preocupações com o uso indevido das tecnologias de vigilância.

Porque há sempre novas fronteiras, reiteramos o compromisso de defesa dos direitos humanos para todas as pessoas. E contamos consigo!

Políticas de demonização

© Amnesty International (Photo: Ahmer Khan)

Uma das tendências mais perturbadoras dos últimos anos foi o crescimento da retórica e das políticas que demonizam alguns dos grupos mais marginalizados da sociedade, incluindo refugiados e requerentes de asilo, minorias religiosas e étnicas, mulheres e pessoas LGBTI. Este é o fio condutor que liga a perseguição aos rohingya no Myanmar, o internamento em massa de uigures na China e a proposta de introdução da pena de morte para pessoas que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo no Uganda. Mas não só, pois alimentou ataques xenófobos contra migrantes na África do Sul e tem sido a força motriz da política dos Estados Unidos da América (EUA) para separar à força famílias que buscam segurança. Entretanto, contribuiu para a crescente criminalização daqueles que ajudam refugiados na Europa.
Em vez de abordarem os problemas reais, como a desigualdade, a corrupção, o desemprego e as dificuldades económicas, os líderes políticos de todos os continentes estão a usar grupos minoritários como bodes expiatórios, através de notícias falsas, incitando a discriminação, a hostilidade e a violência. As redes sociais deram espaço a estas visões, sem qualquer tipo de controlo. Por outro lado, ​​deu mais força a ativistas de todo o mundo que lutam contra estes ataques.

Emergência climática

© Eloisa Lopez/Amnesty International

É provável que esta década tenha sido a mais quente de sempre. Milhões de pessoas sofrem os efeitos catastróficos das alterações climáticas, bem patente na seca prolongada em África e nas tempestades tropicais devastadoras no sudeste da Ásia e nas Caraíbas.
A emergência que enfrentamos abre ainda mais o fosso das desigualdades entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento, entre as diversas etnias e classes, entre gerações e comunidades, sendo que os grupos desfavorecidos são atingidos em maior escala. Hoje, podemos sentir estes impactos nos direitos à vida, saúde, comida, água, habitação e meios de subsistência.
A ciência sugere que o clima extremo só vai piorar, a menos que os governos tomem medidas urgentes para reduzir as emissões de carbono, por meio de uma transição que proteja os direitos humanos dos grupos desfavorecidos. No entanto, quase todos falham na implementação de planos efetivos. Depois, há ainda resistência de alguns dos maiores poluidores, como os EUA, que sob o presidente Trump iniciaram o processo de saída formal do Acordo de Paris.
Mais do que nunca, precisamos de estar unidos para responsabilizar os nossos líderes políticos. O movimento Fridays for Future, iniciado pela adolescente sueca Greta Thunberg, em 2018, mostra-nos que a mudança é possível.

Violência contra mulheres

© AFP/Getty Images

A luta para proteger mulheres, meninas e outras pessoas de todas as formas de violência baseada no género continua a ser uma tarefa árdua. Nos últimos anos, a violência sexual foi usada como arma de guerra, por exemplo na República Democrática do Congo, onde mais de 300 pessoas foram violadas, em quatro dias, por homens armados em Walikale. A Amnistia Internacional também documentou o terrível impacto dos abusos sexuais noutras zonas em conflito, como Iraque, Somália, Darfur, Nigéria e Sudão do Sul.

Em muitos locais, os responsáveis por garantir a segurança de todos são aqueles que atacam mulheres e meninas. No México, multiplicaram-se os relatos de tortura e outras formas de violência, como choques elétricos nos órgãos genitais, contactos impróprios e utilização de objetos durante períodos de detenção e interrogatórios policias ou das forças armadas. As vítimas foram “apanhadas” durante a chamada guerra contra a droga. O país regista ainda um aumento na taxa de homicídios de mulheres, sem que este fenómeno seja acompanhado de medidas eficazes.

No campo dos avanços, o Comité de Ministros do Conselho da Europa adotou a histórica Convenção de Istambul para prevenir e combater a violência contra as mulheres e a violência doméstica – a Amnistia Internacional esteve envolvida na redação do articulado. Contudo, poucos países, como a Suécia e a Grécia, mudaram as leis nacionais para reconhecer que sexo sem consentimento é violação.

Um dos movimentos online mais emblemáticos, o #MeToo, conseguiu unir milhões de pessoas contra a violência sexual, o assédio e a agressão. Além disso, promoveu mudanças em várias geografias, desde os estúdios de Hollywood até vilas remotas no Nepal ou no norte da Nigéria.

Direitos sexuais e reprodutivos