19 Julho 2023

A Amnistia Internacional defende que o governo do Sri Lanka tem de garantir o acesso a uma nutrição adequada a todas as mulheres grávidas e lactantes no contexto da atual crise económica que o país atravessa.

Um relatório da organização – “Deixar de comer para fazer” -, analisa o impacto da crise económica no acesso à nutrição das mulheres grávidas e lactantes, com especial incidência nas mulheres que vivem abaixo do limiar de pobreza em Colombo. A queda dos rendimentos, a perda de meios de subsistência e a inflação reduziram o poder de compra das mulheres, enquanto os programas financiados pelo governo destinados a aumentar a nutrição materna também foram afetados pela crise.

“Devido à gravidade da crise económica no Sri Lanka, a saúde e a nutrição passaram para segundo plano. A situação afetou gravemente a saúde e o bem-estar das mulheres grávidas e lactantes”

Dinushika Dissanayake

“Devido à gravidade da crise económica no Sri Lanka, a saúde e a nutrição passaram para segundo plano. A situação afetou gravemente a saúde e o bem-estar das mulheres grávidas e lactantes. Estas pessoas foram também afetadas de forma desproporcionada pela crise, que fez com que as taxas de pobreza duplicassem no espaço de um ano devido à crise”, afirmou Dinushika Dissanayake, Diretor Regional Adjunto da Amnistia Internacional para o Sul da Ásia.

“Tentamos de alguma forma prescindir de uma refeição”

A Amnistia Internacional entrevistou 45 pessoas para o relatório, incluindo profissionais de saúde, membros da sociedade civil e mulheres grávidas e lactantes de várias origens étnicas e religiosas, todas elas a viver em bairros de Colombo.

As mulheres com quem a Amnistia Internacional falou manifestaram a sua preocupação com a falta de acesso a alimentos, com o fornecimento inconsistente de suplementos alimentares “Thriposha” e com a impossibilidade de resgatarem vales de alimentação oferecidos através de programas governamentais.

As mulheres grávidas e a amamentar disseram que, para poderem fazer três refeições por dia, muitas optaram por limitar o tamanho das porções, enquanto algumas reduziram o número de refeições diárias para duas. Uma mulher a amamentar disse à Amnistia Internacional: “Tomamos o pequeno-almoço e o jantar e tentamos saltar o almoço… Comemos uma bolacha ao almoço com uma chávena de chá.”

Em quase todos os agregados familiares ouvidos pela Amnistia Internacional, o consumo de carne, legumes, fruta e leite tinha diminuído drasticamente. Esta privação aumenta o risco de carências nutricionais, que podem afetar o desenvolvimento do feto. As famílias que anteriormente consumiam carne ou peixe semanalmente, agora consomem-nos apenas uma vez por mês ou apenas quando há dinheiro disponível. Outra mulher que está a amamentar disse: “Não podemos comprar alimentos que induzem o leite. Como vê, o peixe é caro. Por isso, compramos o que podemos pagar com o dinheiro que temos”.

Em fevereiro de 2023, mulheres grávidas e a amamentar disseram à Amnistia Internacional que os vales de alimentação do governo, que são normalmente oferecidos a mulheres grávidas e a amamentar, não podiam ser resgatados devido à falta de fundos estatais.

A Amnistia Internacional escreveu ao Ministério das Mulheres, ao Ministério da Saúde e ao Ministério da Administração Pública para manifestar estas preocupações, mas não recebeu resposta até à data da publicação.

“Temos de ver os doentes a sofrer”

O sistema de saúde pública do Sri Lanka também foi afetado pela escassez de medicamentos e de equipamento. Os profissionais de saúde que prestam cuidados maternos disseram à Amnistia Internacional que tiveram de parar, atrasar ou adiar cirurgias e procedimentos não essenciais. Um médico, que disse ter de racionar medicamentos para casos de emergência porque os fornecimentos futuros são incertos, disse à Amnistia: “Temos de ver os doentes a sofrer e não podemos fazer nada”.

A Amnistia constatou que os profissionais de saúde reutilizavam equipamento ou diziam aos doentes para comprarem medicamentos ou equipamento em farmácias privadas porque os hospitais estatais tinham esgotado o stock. Entretanto, os medicamentos nas farmácias privadas continuam a ser incomportáveis para a maioria das pessoas devido aos aumentos de preços e à desvalorização da rupia do Sri Lanka.

O Sri Lanka ratificou vários acordos internacionais que o obrigam a garantir que as mulheres grávidas e lactantes tenham acesso a cuidados de saúde e alimentação adequados, incluindo a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e o Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais.