Ações urgentes a decorrer - Amnistia Internacional Portugal

Ações urgentes a decorrer

Aceda aqui a todas as ações urgentes a decorrer, e comece a agir. Tem ainda acesso a consultar as ações já encerradas.

 

 

É urgente proteger Jani Silva e a sua comunidade

Lançamento: 23 de abril 2021

Desde 2011 que Jani Silva e a Associação para o Desenvolvimento Integral e Sustentável da Pérola Amazónica defendem os direitos de 100 famílias que vivem na região de Putumayo, uma área no sul da Colômbia. Têm sido perseguidas e ameaçadas de morte pelo seu trabalho pacífico em defesa dos recursos naturais e dos direitos de centenas de pessoas nesse país. Queremos que as autoridades colombianas protejam Jani Silva e a sua comunidade, para que possam continuar o seu trabalho de defesa dos direitos humanos em segurança.

Ver ação

 

 

Liberdade imediata para Aleksei Navalny

Lançamento: 13 de abril 2021

A vida de Aleksei Navalny está em perigo e a sua ação pode fazer toda a diferença. Queremos que Aleksei Navalny seja libertado imediatamente. Mas, até esse momento, é fundamental que tenha acesso aos cuidados médicos de que necessita, providenciados por especialistas à sua escolha. Na ações de urgentes da Amnistia Internacional Portugal sabemos que cada ação conta!

Ver ação

 

2021 pode ser um ano melhor para os direitos humanos

Lançamento: 10 de abril 2021

Queremos que mais pessoas se juntem à Amnistia Internacional, inscrevendo-se na Rede de Ações Urgentes. Queremos ser ainda mais a agir pela mudança.

Ver ação

 

Queremos a reunião de famílias uigures

Lançamento: 27 de março 2021

Queremos pressionar as autoridades chinesas a garantirem que as crianças uigures separadas dos seus pais são autorizadas a sair da China para se poderem reunir com os familiares que vivem na diáspora.

Ver ação

 

Uma dose de igualdade: acesso universal à vacinação covid-19

Lançamento: 12 de março 2021

Garantir um acesso universal às vacinas, pode terminara pandemia de COVID-19 de forma mais rápida e pode salvar a vida a milhares de pessoas. O fim da pandemia é uma possibilidade real.

Ver ação

 

Eu jogo pelos direitos humanos

Lançamento: 30 de janeiro 2021

O potencial do desporto para quebrar barreiras e fronteiras, influenciar comportamentos e criar sentimentos de união e de esperançé amplamente conhecido. Agora, queremos apresentar-lhe de que forma esse potencial pode tornar o mundo mais justo, mais inclusivo e com respeito pelos direitos humanos.

Ver ação

 

Chegou o momento de encerrar Guantánamo

Lançamento: 15 de janeiro 2021

40 pessoas continuam ainda detidas em Guantánamo. Todas muçulmanas, a maioria sem qualquer tipo de acusação. Mesmo as pessoas cuja libertação foi autorizada há anos, permanecem encarceradas. Queremos apelar ao presidente-eleito Joe Biden que cumpra o que prometeu: “Vamos fechar o centro de detenção na Baía de Guantánamo”.

Ver ação

 

Justiça para os El Hiblu 3

Lançamento: 11 de dezembro 2020

Sonhar com um futuro melhor na Europa levou três jovens a atravessarem o Mediterrâneo. Após um resgate atribulado e uma tentativa de devolução à Líbia, permaneceram unidos e defenderam o seu direito à segurança, a não serem torturados e a pedirem asilo. Queremos que todas as acusações sejam retiradas e que o caso seja encerrado.

Ver ação

 

Liberdade para Nassima al-Sada

Lançamento: 27 de novembro 2020
Nassima é uma corajosa defensora de direitos humanos na Arábia Saudita, a quem a luta pela liberdade atirou para a prisão. Presa em julho de 2018, foi vítima de maus-tratos na prisão. Queremos a libertação imediata de Nassima al-Sada e a de todas as mulheres defensoras de direitos humanos presas na Arábia Saudita.
Ver ação

 

Fim das acusações contra Grupo de Solidariedade LGBTI+

Lançamento: 20 de novembro 2020

O Grupo de Solidariedade LGBTI+ da Universidade Técnica do Médio Oriente, na Turquia, organiza a marcha anual do orgulho LGBTI+. Em 2019, o evento foi proibido pela universidade que respondeu aos protestos pacíficos dos estudantes chamando a polícia. Neste momento 18 estudantes e um académico arriscam a uma condenação que pode ir até 3 anos de prisão. Queremos que todas as acusações contra o grupo sejam retiradas.

Ver ação

 

Proteção imediata para Jani Silva

Lançamento: 14 de novembro 2020

Jani é uma ativista ambiental que defende o ambiente e a reserva campesina, em Putumayo. Por denunciar as operações das empresas petrolíferas que estão a contaminar as áreas protegidas, tem recebido ameaças de morte. Queremos pressionar as autoridades na Colômbia para que protejam Jani Silva e os membros da sua comunidade.

Ver ação

 

Ação por Germain Rukuki

Lançamento: 7 de novembro 2020

Germain Rukuki é um defensor de direitos humanos que se encontra injustamente preso e condenado a 32 anos de prisão com várias acusações infundadas. Queremos pressionar as autoridades no Burundi para que seja feita justiça e Germain seja libertado.

Ver ação

 

Ação sobre crise alimentar no sul de Angola

Lançamento: 17 outubro 2020

Milhares de pessoas no sul de Angola estão em risco de fome e subnutrição na sequência de longos períodos de seca, mas também da expropriação ilegal de terras. Queremos que as autoridades angolanas ponham fim à usurpações de terra e tomem medidas urgentes para que estas comunidades recebam o apoio a que têm direito.

Ver ação

 

Novas atividades de direitos humanos para fazer em casa

Lançamento:  abril 2020

Novas atividades que poderão proporcionar momentos de diversão, de maior conhecimento e, sobretudo, de ação pelos direitos humanos!

ver ação

 

 

AÇÕES ENCERRADAS

 

Fim à repressão da sociedade civil na Índia – 2ª Parte

Lançamento: 4 maio 2021
Duração da ação: até 9 maio 2021

Em antecipação à Cimeira UE-Índia que decorrerá no próximo dia 8 de maio, no Porto, vamos organizar uma vigília online e queremos a sua participação. Até ao dia 9 de maio, tire uma fotografia com uma vela e partilhe nas suas redes sociais. Vamos criar um mural, visível em todo o mundo, com uma mensagem clara: queremos que os direitos humanos sejam respeitados na Índia.

AÇÃO ENCERRADA

 

 

Fim à repressão da sociedade civil na Índia

Lançamento: 29 de abril 2021

Queremos que os líderes europeus aproveitem a Cimeira União Europeia – Índia, que acontece no Porto, para transmitir ao primeiro-ministro Narendra Modi a necessidade de acabar com a repressão da sociedade civil na índia. Junte o seu nome a este apelo, assine a petição, partilhe com os seus familiares, amigos e nas redes sociais.

AÇÃO ENCERRADA

 

Liberdade para Paing Phyo Min

Lançamento: 4 de dezembro 2020

Paing Phyo Min é um jovem de 23 anos, do Myanmar, que está preso e cumprir uma pena de seis anos de prisão pela sua expressão artística, em particular pelas atuações de Thangyat onde tem criticado algumas das maiores injustiças no Myanmar. Queremos a sua libertação imediata e incondicional de Paing Phyo Min.

AÇÃO ENCERRADA

 

Flores para Nassima al-Sada

Lançamento: 13 de fevereiro 2021
Queremos enviar mensagens de solidariedade para Nassima al-Sada, a corajosa defensora de direitos humanos que está presa por ter defendido os direitos das mulheres e a igualdade de género na Arábia Saudita.
AÇÃO ENCERRADA

 

Proteger a liberdade de expressão em Espanha

Lançamento: 26 de fevereiro 2021

Pablo Hasél, um rapper espanhol, foi condenado a cumprir pena de prisão pelas suas expressões artísticas. Queremos que o Código Penal espanhol não criminalize expressões ou criações artísticas, porque estão protegidas pelo direito à liberdade de expressão.

AÇÃO ENCERRADA

Maratona de Cartas: Estas pessoas precisam de si

Lançamento: 31 outubro 2020

Todos os anos, a Amnistia Internacional organiza o maior evento de ativismo e de direitos humanos: a Maratona de Cartas. Este ano, a sua ação é fundamental para conseguirmos que seja feita justiça em seis casos muitos especiais. Conheça as histórias de nove pessoas que arriscaram tudo em defesa da liberdade, da dignidade e da justiça. Agora, precisam de si.

AÇÃO ENCERRADA

 

Fim à perseguição do Bispo Lisboa em Moçambique

Lançamento: 2 outubro 2020

Queremos que o direito à liberdade de expressão e o trabalho desenvolvido por defensores de direitos humanos em Moçambique seja respeitado. Em particular, queremos que o Bispo D. Luiz Fernando Lisboa possa continuar o seu trabalho pacífico sem ameaças ou riscos para a sua segurança.

AÇÃO ENCERRADA

 

Proteção urgente para os refugiados em Moria

Lançamento: 18 setembro 2020

Os incêndios que consumiram o campo de Moria, na ilha grega de Lesbos, deixaram 12.500 pessoas sem qualquer tipo de abrigo e com acesso muito limitado a água potável, comida e cuidados médicos.Queremos que se juntem a nós na pressão às autoridades gregas para que, com a ajuda da União Europeia, providenciem ajuda humanitária e acelerem os processos de recolocação.

AÇÃO ENCERRADA

 

Justiça para José Adrián

Lançamento: 10 setembro 2020

José Adrián foi arbitrariamente detido e agredido violentamente pela polícia por atos que não cometeu. Tinha 14 anos de idade e foi alvo de uma terrível injustiça. Queremos que se junte a nós no apelo à diretora geral da Comissão Executiva de Atenção às Vítimas de Yucatán para que assine a proposta de compensação financeira a que José Adrián tem direito.

AÇÃO ENCERRADA

 

Justiça para Billy Wardlow

Lançamento: 4 julho 2020

Billy Wardlow foi condenado à pena de morte em 1993. Apesar de ter 18 anos no momento do crime e do seu arrependimento, o júri não teve conhecimento de informações adicionais valiosas que poderiam ter influenciado a sua decisão. Queremos que se junte a nós no apelo ao Governador do Texas para que conceda clemência a Billy Wardlow.

AÇÃO ENCERRADA

 

Turquia: é o momento da justiça triunfar

Lançamento: 27 junho 2020

11 defensores de direitos humanos estão em risco de serem condenados num processo onde não há provas que os liguem às acusações. Queremos pressionar as autoridades para que os absolvam.

AÇÃO ENCERRADA

 

A ajuda humanitária tem de continuar a chegar à Síria

Lançamento: 19 junho 2020

Precisamos de si para garantir que a Rússia não veta a renovação desta resolução no Conselho de Segurança das Nações Unidas. É fundamental que os sobreviventes deste conflito recebam a ajuda de que tanto precisam.

AÇÃO ENCERRADA

 

É urgente respeitar os direitos humanos no Brasil

Lançamento: 13 junho 2020

Milhares de pessoas encontram-se em situação de risco elevado de exposição à COVID-19, sem medidas adequadas que lhes permitam cumprir as restrições e cuidados de saúde e sem acesso ao sistema de saúde.

AÇÃO ENCERRADA

 

Justiça para George Floyd

Lançamento: 6 junho 2020

Queremos pressionar as autoridades competentes nos EUA a garantir que todos os envolvidos são responsabilizados, que não volta a acontecer e que são tomadas todas as medidas para que o uso da força ilegal por agentes da polícia seja considerado inaceitável.

AÇÃO ENCERRADA

 

Ação pelo desembarque urgente de migrantes e refugiados em Malta

Lançamento: 30 maio 2020

Mais de 400 migrantes e refugiados estão em vários navios em águas territoriais de Malta. Os navios não têm condições adequadas para acolher tantas pessoas e a situação a bordo deteriora-se a cada dia que passa. É urgente o desembarque e assistência a estas pessoas.

AÇÃO ENCERRADA

 

Ação global de solidariedade a Laith Abu Zeyad no Twitter

Lançamento: 25 maio 2020
Data da ação: 27 maio 2020

Laith Abu Zeyad trabalha para a Amnistia Internacional em assuntos de Israel/Palestina, no escritório regional de Jerusalém. Desde setembro de 2019, está proibido de viajar para fora do país por supostas “razões de segurança” que nunca lhe foram reveladas. Queremos que esta proibição seja anulada.

AÇÃO ENCERRADA

 

Liberdade para as defensoras de direitos humanos na Arábia Saudita

Lançamento: 16 maio 2020

Queremos que a merecida liberdade seja imediatamente reposta para todas as mulheres defensoras de direitos humanos na Arábia Saudita e que todas as acusações contra elas sejam retiradas.

AÇÃO ENCERRADA

 

Liberdade para requerente de asilo Kelly Gonzalez de Aguilar

Lançamento: 16 maio 2020

Queremos que Kelly Gonzalez Aguilar possa usufruir de liberdade condicional por motivos humanitários enquanto aguarda pela decisão do seu pedido de asilo.

AÇÃO ENCERRADA

 

Queremos proteção para os profissionais de saúde

Lançamento: 30 abril 2020

Queremos que o Governo português tome todas as medidas necessárias para garantir a proteção dos profissionais de saúde que estão na linha da frente contra a COVID-19.

Ação encerrada

 

Jornalistas condenados à pena de morte no Iémen

Lançamento: 24 abril 2020

Quatro jornalistas foram condenados à morte no dia 11 de abril após um julgamento injusto. Neste momento, aguardam a decisão do recurso.

AÇÃO ENCERRADA

 

Onde está Ibraimo Nbaruco?

Lançamento: abril 2020

Ação por Ibraimo Nbaruco, jornalista moçambicano, desaparecido desde o passado dia 7 de abril.

AÇÃO ENCERRADA

 

Encerramento do caso contra o jornalista Darvinson Rojas

Lançamento: abril 2020

Queremos que o caso contra Darvinson seja encerrado, imediata e incondicionalmente, com todas as acusações retiradas.

AÇÃO ENCERRADA

 

Atividades para fazer em casa

Lançamento: março 2020

Agir em defesa dos direitos humanos, mesmo em tempos de pandemia.

ver ação

 

Greve Climática Digital

Lançamento:  março 2020

Agir pelo clima, é agir para salvar a Humanidade.

AÇÃO ENCERRADA

 

Turquia: Contagem decrescente para que a justiça seja reposta

Lançamento: fevereiro de 2020

Dois anos depois da detenção, 11 defensores de direitos humanos irão conhecer a sentença face às acusações infundadas de que são alvo.

AÇÃO ENCERRADA

 

Assinar para vencer

Lançamento: janeiro 2020

Maratona de Cartas: destacamos cinco casos de jovens que não aceitaram cruzar os braços perante as injustiças.

AÇÃO ENCERRADA

 

2019

Vigília pelo direito à habitação

Lançamento: novembro 2019

Entre as maiores preocupações da Amnistia Internacional em Portugal está o acesso à habitação no país.

AÇÃO ENCERRADA

 

Humanidade pelo planeta

Lançamento: setembro 2019

Esta é uma emergência climática e uma crise grave de direitos humanos. Por isso, participámos na semana de Ação Global pelo Clima.

AÇÃO ENCERRADA

 

Humanos pelo planeta

Lançamento: setembro 2019

Preparação dos materiais para a Semana de Ação Global pelo Clima.

AÇÃO ENCERRADA

 

Ahmed H deve poder voltar a casa!

Lançamento: julho 2019

Ahmed H é um cidadão sírio e residente no Chipre há muitos anos. Está atualmente detido num centro de detenção de imigração na Hungria e em risco de ser devolvido à Síria.

AÇÃO ENCERRADA

 

6 horas para impedir a deportação de Taibeh Abbasi e os seus dois irmãos

Lançamento: junho 2019

É urgente impedir a deportação de Taibeh  e dos seus irmãos Yasin e Eshan da Noruega para o Afeganistão.

AÇÃO ENCERRADA

 

Solidariedade com a família de Nasrin Sotoudeh

Lançamento: maio 2019

Nasrin é uma defensora de direitos humanos iraniana condenada a 38 anos de prisão e 148 chicotadas pelo seu trabalho pacífico.

AÇÃO ENCERRADA

 

1609km of love

Lançamento: maio 2019
Queremos criar uma corrente de pessoas maior do que o muro que o presidente dos EUA prometeu construir, com 1 609 km.
AÇÃO ENCERRADA

 

Embaixada do Irão: vamos fazer-nos ouvir!

Lançamento: abril  2019

Pedimos à Embaixada do Irão em Portugal uma audiência para entregar os apelos e até agora não obtivemos qualquer resposta aos vários pedidos feitos. É altura de nos receberem.

AÇÃO ENCERRADA